sexta-feira, 17 de junho de 2011

Desenvolvimento de bebês e crianças até 6 anos, na natação.

O desenvolvimento do bebê na água inicia-se durante a gestação, pois relembra sua vivência dentro da barriga da mamãe, o que demonstra que a água é prazerosa. O desenvolvimento na água acontece conforme sua maturação, com o aprimoramento de seus reflexos e da coordenação.
Em bebês, de 6 meses a 3 anos, onde ainda não existe coordenação fina, trabalhamos as habilidades que transmitem sensações para que eles possam interagir com as atividades, por isso as aulas para bebês são inteiramente lúdicas, para adaptá-los à água e trazer os benefícios de coordenação.
É na realidade uma divertida e alegre brincadeira dentro da água, sem haver responsabilidade e obrigatoriedade de aprender a nadar. Aprenderá a nadar depois dos 2 anos, quando começa a ter noção de direção e deslocamento, esboçando os primeiros movimentos coordenados de braços e pernas.
Em crianças de 3 anos a 6 anos, nesta faixa etária, as aulas não devem atingir somente os objetivos específicos da natação, como a adaptação ao meio líquido e a aprendizagem dos nados. Devem, também, atingir todas as potencialidades da criança, compreendendo os domínios afetivo, cognitivo e psicomotor.
A natação ou qualquer outra área na Educação Física deve proporcionar o inter-relacionamento entre o prazer e a técnica, através de procedimentos pedagógicos criativos, podendo ser sob formas de jogos, brincadeiras, desde que visando sempre o desenvolvimento da criança.
O foco principal é utilizar as atividades lúdicas, nas quais o bebê possa explorar a água realizando movimentos que ative ainda mais seu repertório motor, de forma alegre e gratificante.
Brincar é tão importante para a criança como trabalhar é para o adulto. É o que a torna ativa, criativa, e lhe dá oportunidade de relacionar-se com os outros; também a faz feliz e, por isso, mais propensa a ser bondosa, a amar o próximo, a ser solidária.
Brincando, a criança desenvolve potencialidades; ela compara, analisa, nomeia, mede, associa, calcula, classifica, compõe, conceitua, cria, deduz etc…
Brincando, a criança estará buscando sentido para sua vida. Sua saúde física, emocional e intelectual depende, em grande parte, dessa atividade lúdica.
Não devemos querer a busca da perfeição; querer que a criança aprenda a nadar rápido se ela não tem condições ainda. Tudo tem o  tempo certo, para que ela consiga um bom desempenho no futuro e gosto pela atividade exercida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário